A Fantasia Exata

A Fantasia Exata

Luiz Dolino

Exposição Temporária – A Fantasia Exata, Luiz Dolino

 

Inauguração: 6 Maio / 18h
Patente: 14 Junho

 

O veterano construtivista brasileiro Luiz Geraldo Dolino do Nascimento (1945) traz a Lisboa a exposição temporária A FANTASIA EXATA após apresentação no Museu Inimá de Paula em Belo Horizonte e na Galeria L’Art Pur em Riade na Arábia Saudita.

 

A propósito da sua exposição o artista carioca esclarece:

 

“Assim como acontece na criação musical, minha pintura tem forte natureza matemática. Isso, entretanto, não serve como um limite para ela, mas como elemento fundamental de sua essência libertadora. Vem daí o título da exposição, que estabelece um jogo entre a fantasia do artista e o rigor construtivo”, analisa, ressaltando que a mostra inclui basicamente três séries de trabalhos.

 

Em todas elas, contudo, outra referência se faz importante: o diálogo com culturas e tradições indígenas. “Eu mesmo já vivi no México e na Bolívia, além de ter passado por muitos países sul-americanos. Foi em meio a essas viagens que me interessei pelos tecidos dos incas, que sempre tiveram formas geométricas inspiradas em uma configuração animal. Também os índios brasileiros trabalham a partir de uma fantasia sempre retilínea, inspirada, por exemplo, nos cascos de tartarugas. A partir de referências como essas, acabei criando uma poética bastante pessoal”, resume, sobre uma produção que já ultrapassa a marca dos 30 anos.

 

Trabalhando a partir de tonalidades que, não raro, remetem a elementos e paisagens naturais, Dolino conta encontrar no campo da geografia uma importante base para suas escolhas. “Segundo um teorema muito utilizado na elaboração de mapas políticos, é sempre possível criar composições a partir de apenas quatro cores, sem que nenhum segmento se repita”, explica, reafirmando o gosto pela matemática.”

 

Perfil:

Luiz Dolino nasceu em Macaé (RJ), estudou com Ivan Serpa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Entre 1975 e 1980, viveu no México, na Bolívia, no Uruguai e na Argentina.
Voltou ao Brasil em 1987, já tendo um trabalho consolidado em boa parte da América Latina.

 

Para saber mais, aceda a: http://www.dolino.net/
in: http://www.otempo.com.br/

Local

Sala de Exposições Temporárias

Data

06/05/2014 - 14/06/2014

Horário

13:00 - 17:30

Preço

Entrada Livre

Categoria
Exposições Temporárias