Biombo Coromandel de 10 folhas, Destaque Setembro de 2011

A peça:
Biombo de madeira lacada com decoração incisa policromada, decorado com cena de inspiração em gravuras europeias conjugada com elementos chineses; numa paisagem tipicamente chinesa enquadrada por rochedos, árvores, pontes e cursos de água desenrola-se uma cena de caçada com vários cavaleiros munidos de armas, trajados à europeia, do lado direito avança um cortejo bastante aparatoso acompanhado de cavaleiros. Os personagens são representados com narizes alongados, com barba e bigode e cabelos encaracolados que, para os chineses e japoneses caracterizavam os ocidentais. Ao fundo, no centro, avista-se uma cidade não identificada, envolvida por muralhas na qual se destacam construções de tipo ocidental, algumas encimadas por cruzes. No canto superior direito representa-se uma pequena baía, com caravelas (as embarcações não têm cruzes ou artilharia que as possam afirmar como portuguesas).

O biombo está envolvido por um friso de pares de dragões perseguindo a pérola da sabedoria; símbolo do imperador chinês. Os dragões têm patas de quatro garras indicando, no caso de se tratar de uma peça para o mercado interno, que se trataria de uma peça feita para a aristocracia (cinco garras indicam uma proveniência imperial e três popular).

Tem sido sugerido por alguns autores que se pode tratar de uma representação de portugueses cujo “capitão-mor” chega a Macau em cortejo, podendo-se assim alvitrar a hipótese de uma encomenda portuguesa.

O pequeno biombo é uma peça invulgar devido às suas dimensões (os biombos de mercado interno têm cerca de 2 a 3 m de altura e cada folha mede cerca de 50 cm.), a ser  formado por dez folhas (normalmente são 12), por reproduzir na sua decoração elementos ocidentais e por ter o reverso liso, sem decoração (trata-se portanto de uma peça para encostar). As poucas camadas de laca atestam uma produção para o mercado exterior (menos dispendiosa) e o tema decorativo indica o público a que se destina.

Curiosamente, a designação Coromandel, atribuída pelos franceses no século XVIII a produtos de laca provenientes do Oriente relaciona-se com a rota de exportação para a Europa (iniciada pelos portugueses); Coromandel é uma zona costeira no sudeste do subcontinente indiano, nesta costa estabeleceram-se entrepostos comerciais das potências europeias, sendo um dos pontos de paragem da rota de exportação de produtos chineses como porcelanas e lacas ou de produtos indianos como pequeno mobiliário e têxteis para a Europa.

A laca:
A laca é a seiva de um pinheiro asiático Rhus Verniciflua (ou árvore da laca – espécie inexistente na Europa), um material que no seu estado líquido é aplicado em várias camadas (até 20) a objectos de madeira – previamente cobertos por aparelho de gesso – dando-lhes uma camada protectora e assim produzindo objectos duráveis. Depois de seca e polida a laca era incisa com diferentes desenhos sendo os alvéolos que daí resultavam preenchidos por camadas de laca com pigmentos de várias cores ou por pintura a óleo.

Produzidos na China e Japão desde longa data, a presença de móveis e peças lacadas na Europa deu-se em grande quantidade a partir do século XVII, altura em que ao mercado chegavam estes objectos orientais que fascinaram os europeus. A estes produtos os portugueses chamaram “charão”…

O biombo foi adquirido em Paris, na Galerie Charpentier, em Março de 1946. A peça veio acompanhada de uma carta escrita por Sir Basil Gray, do Departamento de Antiguidades Orientais do British Museum, Londres, datada de Setembro de 1955, a avaliar a autenticidade e tema do biombo que crê ser dos finais do séc. XVII, e que representa a chegada dos portugueses, provavelmente a Macau.

Desconhecido

Dinastia Qing (1644-1911), Reinado Kangxi (1662-1722)

Província de Hunan (prov.), sul da China

Madeira lacada policromada

Altura: 55,5 cm.X Largura:158,5 cm.