Cómoda (par)

Cómoda (par)

Cómodas D. João V

Par de cómodas em madeira de nogueira entalhada e dourada com tampo de mármore de Estremoz.

Cómodas de acentuado perfil ondulado característico do estilo barroco do período do reinado de D. João V, durante o qual o mobiliário se caracteriza pelas marcadas formas ondulantes, a exuberância da talha que se apresenta volumosa e o uso do douramento dos motivos decorativos, das pernas galbadas com joelhos salientes e pelo gosto dos pés em bola envolvida por garra de leão, de palmípede ou de ave de rapina, como neste caso.

A talha quase sempre dourada e volumosa espalha-se pelo avental acentuado das cómodas e pelos joelhos das mesmas. O gosto pela simetria sempre presente neste período reflecte-se na cartela vazada do avental que se estabelece como eixo central vertical a partir do qual sai o resto da decoração (também vazada) de forma simétrica. Concheados, acantos estilizados, enrolamentos e asas de morcego fazem parte da gramática decorativa barroca destas peças, plenamente integradas na época D. João V.

Neste período em que um crescente gosto pelas madeiras exóticas como o pau – santo vindo do Brasil se faz sentir, persiste também o uso das madeiras indígenas como a nogueira, que coexiste com as exóticas. De origem autóctone, é também o mármore de Estremoz usado no tampo.

Apesar das características atrás referidas, que a remetem para o estilo D. João V, são porém já visíveis, incipientes assimetrias na decoração dos saiais laterais, preconizando um novo período que se aproximava: o rocaille de formas acentuadamente assimétricas.

 

Proveniência:

Segundo tradição oral da família, o par de cómodas foi adquirido pela mulher de Jorge de Mello, D. Maria Eugénia d’Orey da Cunha de Mendonça e Menezes (n.1925), em Portalegre num antiquário.
Pertenceram à Herdade do Peral, Alentejo, de Jorge Augusto Caetano da Silva José de Mello (1921-2013).
Adquiridas por Medeiros e Almeida a Francisco Marques da Silva, Rua Eduardo Coelho, nº 25, 1º dto, Lisboa, em 8 de Agosto de 1977, por 1.000.000$00

Estilo/Escola

D. João V

Data

Séc. XVIII (início)

Origem

Portugal, Portalegre

Categoria
Mobiliário Português