Lady Jane Hope – George Romney

Lady Jane Hope – George Romney

Lady Jane Hope, George Romney

George Romney pintor retratista nascido em 1734 em Dalton on Furness no Lancashire, frequentou a escola até aos 11 anos, idade em que foi trabalhar com o pai na sua oficina de marceneiro e onde permaneceu ao longo de oito anos, após os quais foi aprender pintura na oficina de um pintor de Lancaster e com o qual trabalhou durante dois anos. A partir de 1756, estabelece-se em Kendal como pintor retratista pintando inicialmente pequenos formatos de representações de corpo inteiro. Em 1762, parte para Londres onde se instala passando a pintar retratos para a aristocracia e alta burguesia.

Expõe em várias das galerias da cidade como na Society of Arts, na Free Society e na Society of Artists mas, não na Royal Academy of Arts, devido a uma incompatibilidade com o primeiro presidente da mesma, Sir Joshua Reynolds. Tal facto, não o impediu, no entanto, de se ter tornado um dos principais retratistas ingleses da segunda metade do século XVIII, havendo dezenas trabalhos seus, referenciados em documentação por si deixada.

Jane Hope retratada na pintura adquirida em Londres por Medeiros e Almeida em 1958, era filha de John 2º conde de Hopetoun. Pousou para Romney ainda solteira, com 23 anos, entre Setembro de 1789 e Fevereiro de 1790.

Romney retratou Lady Jane sobre fundo escuro, trajando camisa branca sobre a qual é visível um corpete em tonalidade escura e um fichu (xaile) com laço. O cabelo ondulado cai solto de dentro de um toucado. Ao pescoço usa fio dourado que dá três voltas, com pedra.

Em 1793 Jane casou-se com Henry Dundas, 1º visconde de Melville e em 1814 voltou a casar-se com o 1º barão Wallace. Morreu em 1829 aos 62 anos.

Para a execução deste retrato, Lady Jane terá apenas posado duas vezes para Romney a primeira em Setembro de 1789 e a segunda em Fevereiro do ano seguinte, o que de alguma maneira acabou por se reflectir na execução da obra que apresenta um aspecto inacabado.

Proveniência:

A pintura pertenceu à colecção de R. H. Charles Hope, Lord Presidente da Sessão das Cortes, cuja mulher; Lady Charlotte era irmã da retratada. foi vendida em leilão da Christie’s a 9 Maio de 1896, lote 141, por £1260, para uma colecção privada em Boston, Massachussets (Mrs H. C. Knapp ?).
Em 1901, Arthur Tooth, negociante de arte em Londres e Nova Iorque (5&6, Haymarket, S.W., London e 295, Fifth Avenue, New York) compra-a por £ 1760, para uma família de New England.
O retrato foi adquirido por Medeiros e Almeida ao antiquário John Mitchell (25, Old Burlington Street) Londres, a 31 Outubro de 1958, por £2.500.

 

A Casa-Museu Medeiros e Almeida agradece a informação gentilmente disponibilizada por Alex Kidson da Romney Society.

Artista

George Romney 
(1734-1802)

Ano

1789-1790

País

Inglaterra

Materiais

Óleo sobre tela

Categoria
Pintura Inglesa