“Lady Jane Hope” George Romney

Lady Jane Hope” George Romney

George Romney pintor retratista nascido em 1734 em Dalton on Furness no Lancashire, frequentou a escola até aos 11 anos, idade em que foi trabalhar com o pai na sua oficina de marceneiro e onde permaneceu ao longo de oito anos, após os quais foi aprender pintura na oficina de um pintor de Lancaster com o qual trabalhou durante dois anos. A partir de 1756, estabelece-se em Kendal como pintor retratista pintando inicialmente pequenos formatos de representações de corpo inteiro. Em 1762, parte para Londres onde se instala passando a pintar retratos para a aristocracia e alta burguesia.

Expõe em várias das galerias da cidade como na Society of Arts, na Free Society e na Society of Artists mas, não na Royal Academy of Arts, devido a uma incompatibilidade com o primeiro presidente da mesma, Sir Joshua Reynolds. Tal facto, não o impediu, no entanto, de se ter tornado um dos principais retratistas ingleses da segunda metade do século XVIII, havendo dezenas trabalhos seus, referenciados em documentação por si deixada.

É actualmente considerado, juntamente com Reynolds e Gainsborough, um dos três maiores retratistas ingleses. Na época era o retratista em voga, evitando o formalismo e o pretensiosismo de Sir. J. Reynolds a favor de uma elegância mais relaxada.

Foi o pintor da graça feminina inglesa, personificada naquela que apelidava de “Divine Lady” e que se transformou no seu modelo preferido; Lady Hamilton da qual teria executado vinte e quatro retratos, segundo o declara o filho do pintor – Rev. Jonh Romney – nas suas memórias.

 

Jane Hope retratada na pintura adquirida em Londres por Medeiros e Almeida em 1958, era filha de John 2º conde de Hopetoun. Pousou para Romney ainda solteira, com 23 anos.

Romney retratou Lady Jane sobre fundo escuro, trajando camisa branca sobre a qual é visível um corpete em tonalidade escura e um fichu (xaile) com laço. O cabelo ondulado cai solto de dentro de um um toucado branco que completa a indumentária segundo figurino do último quartel do séc. XVIII. Ao pescoço usa fio dourado que dá três voltas, com pedra.

Em 1793 Jane casou-se com Henry Dundas, 1º visconde de Melville e em 1814 voltou a casar-se com o 1º barão Wallace. Morreu em 1829 aos 62 anos.

Para a execução deste retrato, Lady Jane terá apenas posado duas vezes para Romney a primeira em Setembro de 1789 e a segunda em Fevereiro do ano seguinte, o que de alguma maneira acabou por se reflectir na execução da obra que apresenta um aspecto inacabado.

A pintura tem uma modura coeva em talha dourada e vazada.

Proveniência:

De acordo com a documentação, a pintura pertenceu à colecção de Charles Hope, Lord Granton (1763-1851), que vivia em Granton, Midlothian, Escócia. Entre muitos outros cargos, foi Lord Presidente da Sessão das Cortes entre 1811 e 1836. A sua mulher Lady Charlotte Hope (casamento em 8 Agosto 1793) era irmã da retratada – Lady Jane Hope -, filhas de John Hope, 2º Conde Hopetoun (1704-1781) e da 2ª e da 1ª mulher respetivamente.

A pintura foi vendida em leilão da Christie’s a 9 Maio de 1896, lote 141, por £1,260, para uma colecção privada em Boston, Massachussets (Mrs H. C. Knapp?) e posteriormente, Arthur Tooth, negociante de arte em Londres e Nova Iorque (5&6, Haymarket, S.W., London e 295, Fifth Avenue, New York) adquire-a em 1901 por £ 1,760, para uma família de New England nos Estados Unidos da América.

Desconhece-se como o retrato chegou à posse do antiquário John Mitchell (25, Old Burlington Street), de Londres, onde foi adquirido por Medeiros e Almeida a 31 Outubro de 1958, por £2,500.

A Casa-Museu Medeiros e Almeida agradece a confirmação de atribuição gentilmente disponibilizada por Alex Kidson da Romney Society (Maio 2017).

 

 

Cristina Carvalho

Casa-Museu Medeiros e Almeida

 

NOTA: A investigação é um trabalho permanentemente em curso. Caso tenha alguma informação ou queira colocar alguma questão a propósito deste texto, por favor contacte-nos através do correio eletrónico: info@casa-museumedeirosealmeida.pt

 

Autor

George Romney 
(1734-1802)

Data

c. 1789-1790

Local, País

Inglaterra

Materiais

Óleo sobre tela

Dimensões

Alt. 74.3cm x Larg. 61.5cm

Categoria
Pintura Inglesa