“Nascimento de Adónis” e “Morte de Adónis”, Destaque Janeiro de 2012

A Obra / A História:

Estes dois quadros, da autoria do pintor francês François Boucher, mostram dois momentos da vida de Adónis, o seu nascimento e a sua morte, a partir dos quais podemos desenvolver a trágica história do personagem da mitologia grega.

Mirra, mãe de Adónis, era filha de Tias, rei da Síria. Este tinha-se vangloriado de que a sua filha era mais bonita do que Afrodite, o que desatou a cólera da deusa que, como vingança, levou Mirra desejar o seu próprio pai. Ajudada pela sua ama, Mirra consegue enganar Tias e durante doze noites partilha o leito com ele até que, na última noite, este descobre a infâmia e tenta matar a filha. Afrodite, apiedando-se desta, converte-a em árvore.

No primeiro quadro assistimos ao nascimento de Adónis, fruto dessa relação incestuosa. O bebé acaba de nascer, atravessando a cortiça da árvore ajudado por ninfas, as quatro jovens à direita da tela. Afrodite, em pé apoiada na árvore, fica admirada com a beleza da criança e entrega-o a Perséfone, rainha do mundo subterrâneo que aparece aqui ajoelhada com o bebé nos braços, para que o esconda e cuide.

Adónis crescerá transformando-se num formoso jovem, o que será motivo de disputa entre Afrodite e Perséfone, ambas apaixonadas loucamente por ele. Para evitar outros males, Zeus ver-se-á obrigado a intervir, e decidirá que Adónis passe um terço do ano com cada uma delas e o restante terço onde ele o entender, sendo que o jovem se decanta pela companhia de Afrodite.

No segundo quadro Boucher plasma o trágico final da história de Adónis. Num dia de caçada o jovem é atacado por um javali, animal contra o qual o tinha alertado Afrodite e que segundo algumas tradições teria sido enviado por Artemísia, deusa da caça que protege a castidade dos jovens apartando-os da influência da deusa do amor, e segundo outras seria uma vingança de Ares, amante de Afrodite. Na pintura podemos ver Adónis, já morto por causa dos ferimentos, rodeado de amores desolados e dos seus cães e troféus de caça; Afrodite, vinda do céu numa carruagem dourada entre nuvens e cisnes, acaricia a cara ainda ruborizada do seu amado.

As gotas de mirra:

Quando Mirra, mãe de Adónis, foi metamorfoseada em árvore, chorou tanto que as suas lágrimas deram lugar a uma resina de aroma requintado: as gotas de mirra.

O ciclo da natureza:

Segundo decidido por Zeus, Adónis passaria um terço do ano com Perséfone no mundo subterrâneo e outro terço com Afrodite. Esta passagem do mundo dos mortos ao mundo florido da deusa do amor, foi interpretado como uma imagem do ciclo da natureza; a passagem do obscuro inverno à luminosa primavera.

Rosas e anémonas:

O poeta idílico Bión conta que Afrodite ao ver ao seu amado moribundo, derramaria tantas lágrimas como gotas de sangue caiam das feridas de Adónis; de cada lágrima nasceria uma rosa e uma anémona de cada gota de sangue.

Segundo algumas tradições as rosas seriam originalmente brancas, mas quando Afrodite corria alertada pelo grito do seu amado para o socorrer, teria cravado uma espinha no pé, e será o sangue dessa ferida que pinta as rosas de vermelho, sendo por isso estas flores associadas à deusa.

“Jardins de Adónis”:

Na primavera, em honra de Adónis, as mulheres plantariam em pequenos vasos sementes que regavam com água quente e punham ao sol, fazendo com que bonitas flores brotassem em poucos dias mas que, como o formoso jovem, logo morreriam, simbolizando a fragilidade da beleza.

O autor:

François Boucher (1703-1770), pintor francês, ficará na história como sinónimo da pintura Rococó francesa, nomeadamente devido às suas cenas galantes carregadas de sensualidade que são um perfeito reflexo do espírito da época.

Já desde muito novo é evidente a sua habilidade no campo das Belas Artes, e com 17 anos será aprendiz durante um breve período de tempo com François Lemoyne. Com 20 anos ganha o prestigiado “Prémio de Roma”, mas só poderá beneficiar do prémio – uma viagem a Itália com estadia na Academia Francesa de Roma – quatro anos depois. Entretanto colaborará no atelier de Jean-François Cars na realização de uma série de gravuras sobre desenhos de Watteau, artista que muito o influenciará. No seu regresso a França, em 1731, entrará para a Real Academia de Pintura e Escultura, da que anos mais tarde chegará a ser reitor, e começará uma meteórica ascensão da sua carreira.

Além de pintor, Boucher também desenhará cenários e vestuário para teatro e ópera, tapeçarias para a fábrica de Beauvais e mais tarde para a Real Fábrica de Gobelins – da qual será nomeado director em 1755 – decorações para as festividades reais, etc. Em 1675, devido em grande medida à grande admiração que lhe professava a Madame de Pompadour, amante do rei Luís XV com grande poder na Corte e de quem Boucher pintaria diversos retratos, foi nomeado “Primeiro Pintor do Rei”.

François Boucher foi um artista de grande versatilidade e variedade nas suas temáticas, que irão desde os temas religiosos aos retratos, paisagens, cenas pastoris, etc., mas ficará sobretudo conhecido pelas suas pinturas idílicas de temas mitológicos e cenas galantes.

Este par de óleos pertenceu a Ange-Laurent de Lalive de Jully (1725-1779), financeiro francês nomeado em 1756 “Introducteur des Ambassadeurs” – oficial de cerimónias responsável pela recepção dos embaixadores e príncipes estrangeiros nas audições com o soberano – e grande amante das artes que, como coleccionador, se interessou fundamentalmente pelos seus contemporâneos franceses escapando à tendência generalizada da época de focar-se no Renascimento e nos grandes nomes do Barroco.

Mais tarde, em 1893, formaram parte da Colecção de Madame Denain, Paris.

Medeiros e Almeida adquiriu estas obras num leilão do Palais Galliera, em Paris, a 22 de Novembro de 1972, por 8.100 FRF.

Samantha Coleman Aller

François Boucher, 1703-1770