Veritas – A Verdade desvelando-se, Destaque Agosto de 2011

Estátua em mármore branco (mármore estatuário), sobre pedestal redondo de mármore preto, assente em base quadrada, representando uma mulher seminua parcialmente coberta por um véu transparente, apoiadando o braço esquerdo sobre uma coluna. Aos pés, uma serpente enrolada e uma máscara que a personagem pisa com o pé esquerdo, numa simbologia de recusa da mentira. O trabalho do véu é notável, sendo a sua “transparência” reveladora das qualidades estética e técnica do autor.

Trata-se da representação, em tamanho natural, da Veritas, deusa da verdade na mitologia romana, filha de Saturno e mãe de Virtude. Tem Inscrição na base “VERITAS” e atrás, assinatura do escultor “R. Monti”.

Em Itália, no início do século XVIII, as esculturas com figuras cobertas por véus alcançaram grande popularidade, já que não só respondiam aos gostos dos encomendantes como também supunham uma oportunidade para o artista demostrar a sua perícia. Na segunda metade do século XIX este motivo será retomado por artistas como reacção ao academicismo neoclássico, mas também devido ao redescobrimento dos aspectos realistas do retrato barroco.

Esta escultura foi executada pelo escultor Raffaelle Monti em 1853, após ter realizado outras duas estátuas com véu que obtiveram grande êxito. Sabe-se que esta esteve exposta na Royal Academy of Arts em Londres e, possivelmente, uma cópia esteve no Crystal Palace de Sydenham, mas a sua história perde-se por completo até ser adquirida ao antiquário Crowther of Syon Lodge, Middlesex, Inglaterra, por Medeiros e Almeida em 3 de Março de 1972.

O escultor:

Raffaelle Monti, nasce em Iseo, cantão de Ticinio, Suíça, em 1818, e morre em Londres a 16 de Outubro de 1881. Formou-se com o seu pai, o escultor italiano Gaetano Matteo Monti (1750-1827), e com Pompeo Marchesi na Accademia di Belle Arti de Brera, em Milão, ganhando uma medalha de ouro com a sua escultura de grupo Alexandre domando o Bucéfalo.

Trabalhará em Viena e Budapest, voltando novamente a Milão onde, em 1846, depois de visitar o seu estudo, o Duque de Devonshire lhe encomenda uma “estátua com véu”, Veiled Vesta Virgin, que será enviada para Compton Place (Eastbourne, Sussex) no ano seguinte.

Após uma primeira visita a Inglaterra regressa a Itália, onde foi chefe da Guarda Nacional durante as revoluções de 1848 e, posteriormente, regressa a Londres onde se instalará definitivamente e alcançará um êxito notável.

Monti participa na Grande Exposição de 1851 com três esculturas – Veiled Vestal Virgin (Devonshire Collection), Eve after the Fall (uma versão no Victoria and Albert Museum) e A Circassian Slave in the Market-place at Constantinopla (Wallace Collection). Quando o Crystal Palace é transferido para Sydenham em 1853, realizará diversas esculturas para o palácio e os jardins, entre as quais uma Veritas. Entre 1853 e 1860, em três ocasiões, obras suas são incluídas na exposição anual da Royal Academy of Arts.

Trabalhará também em escultura tumular – como o monumento a Lady de Mauley em Gloucestershire, de 1848 – escultura arquitectónica – destacando-se o relevo do arco do proscénio da Royal Opera House de Londres – e colaborará com a Copeland Statuary Porcelain na produção de figuras de porcelana, com a C.F.Hancock no desenho de pratas e com a Elkington & Co. no desenvolvimento do novo método da galvanização que usará na realização da estátua equestre de Charles Stewart, 3º Marquês de Londonderry, inaugurada em 1861 em Durham.

Porém, Monti não restringiu a sua actividade aos diferentes campos da escultura e das artes decorativas; também colaborou com a Gazette de Beaux-Arts como correspondente em Londres entre 1859 e 1861 e deu palestras no seu atelier de Londres.

Samantha Coleman Aller

Raffaelle Monti, 1818-1881

Itália, Roma

Mármore Estatuário

Altura (s/ base): 177 cm. Diâmetro: 60 cm.