Casa-Museu Medeiros e Almeida

Pesquisa

SPECTRUM

» Exposição
Novos Modos de Funcionamento da Imagem na Arte Contemporânea - Spectrum
: 2012-05-09 13:00:00 — 2012-07-14 17:30:00
Salas da Casa-Museu

SPECTRUM

 Novos Modos de Funcionamento da Imagem na Arte Contemporânea

 

A exposição SPECTRUM procura explorar novos funcionamentos e condições artísticas da imagem e resulta de uma colaboração da gAD (Galeria Antiks Design), da Casa-Museu Medeiros e Almeida, do CIEBA (Centro de Investigação em Belas Artes) e da FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa).

 

A exposição decorrerá entre 8 de Maio e meados de Julho e incluirá visitas guiadas à exposição e debates sobre a condição da imagem na cultura contemporânea. A exposição desenvolve-se em dois núcleos expositivos, um histórico e outro actual:

 

  • Um núcleo histórico na gAD (Galeria Antiks Design), seleccionado a partir do seu espólio, no qual se apresentam obras de nomes confirmados da arte portuguesa que nos anos 60 e 70 reformularam os modos de exposição e a condição da imagem fundando uma nova situação ontológica da imagem na arte portuguesa.
  • Um segundo núcleo, de obras actuais e originais instaladas na Casa-Museu Medeiros e Almeida, procura explorar possibilidades conceptuais e tecnológicas da situação artística contemporânea. A relação com a memória da Casa-Museu, da sua realidade espacial ao seu espólio artístico, funciona como uma estratégia de relação dialéctica e diferencial com a actualidade da questão do estatuto da imagem e um modo de explorar situações instalativas, comportamentais, conceptuais ou outras.

A exposição não pretende apresentar novas iconografias, nem produzir novas imagens, mas pensar a imagem por dentro, como dispositivo, ou seja, de conceber projectos artísticos que pensem a imagem a partir do seu modo de ser e aparecer, portanto, do seu estatuto ontológico. O apuramento dos autores, vários ainda artistas emergentes e recentemente formados nos vários ciclos das Faculdades de Belas Artes (licenciatura, mestrado ou doutoramento), baseou-se no conhecimento dos seus percursos criativos em torno desta problemática e no atendimento a uma recente formulação de uma noção de artista com sólida formação universitária que alia a dimensão criativa a uma investigativa.

 

ARTISTAS:

Ana Rebordão

Ana Vieira

Carlos Heinrich

Helena Ferreira

Inês Teles

Joana Gomes

Jorge Catarino

Júlio Almas

Magda Delgado

Margarida Mateiro

Maria Sassetti

Paulo Lourenço

Pedro Cabral Santo

Pedro Henriques

Sara Bichão

Tiago Batista

Xana Sousa

 

 

siga-nos no facebook
 
 
 

 

© 2014. Todos os direitos reservados