SPECTRUM

Salas da Casa-Museu

SPECTRUM

Novos Modos de Funcionamento da Imagem na Arte Contemporânea

A exposição SPECTRUM procura explorar novos funcionamentos e condições artísticas da imagem e resulta de uma colaboração da gAD (Galeria Antiks Design), da Casa-Museu Medeiros e Almeida, do CIEBA (Centro de Investigação em Belas Artes) e da FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa).

A exposição decorrerá entre 8 de Maio e meados de Julho e incluirá visitas guiadas à exposição e debates sobre a condição da imagem na cultura contemporânea. A exposição desenvolve-se em dois núcleos expositivos, um histórico e outro actual:

• Um núcleo histórico na gAD (Galeria Antiks Design), seleccionado a partir do seu espólio, no qual se apresentam obras de nomes confirmados da arte portuguesa que nos anos 60 e 70 reformularam os modos de exposição e a condição da imagem fundando uma nova situação ontológica da imagem na arte portuguesa.
  • Um segundo núcleo, de obras actuais e originais instaladas na Casa-Museu Medeiros e Almeida, procura explorar possibilidades conceptuais e tecnológicas da situação artística contemporânea. A relação com a memória da Casa-Museu, da sua realidade espacial ao seu espólio artístico, funciona como uma estratégia de relação dialéctica e diferencial com a actualidade da questão do estatuto da imagem e um modo de explorar situações instalativas, comportamentais, conceptuais ou outras.

A exposição não pretende apresentar novas iconografias, nem produzir novas imagens, mas pensar a imagem por dentro, como dispositivo, ou seja, de conceber projectos artísticos que pensem a imagem a partir do seu modo de ser e aparecer, portanto, do seu estatuto ontológico. O apuramento dos autores, vários ainda artistas emergentes e recentemente formados nos vários ciclos das Faculdades de Belas Artes (licenciatura, mestrado ou doutoramento), baseou-se no conhecimento dos seus percursos criativos em torno desta problemática e no atendimento a uma recente formulação de uma noção de artista com sólida formação universitária que alia a dimensão criativa a uma investigativa.

ARTISTAS:

Ana Rebordão