Casa-Museu Medeiros e Almeida

Pesquisa

A COLECÇÃO

 

Paralelamente à vida profissional, António de Medeiros e Almeida (1895-1986) dedicou-se com paixão a reunir um vasto e precioso conjunto de obras de arte. O seu acervo reflecte um gosto ecléctico e cosmopolita.

 

Em 1972 criou a Fundação Medeiros e Almeida, transformando a casa onde viveu durante 30 anos em Casa-Museu, permitindo ao público a fruição da sua colecção.

A colecção ajusta-se ao ambiente da Casa e é direccionada para uma vivência pessoal e social, sempre dirigida por um critério de excelência e com uma incursão privilegiada em algumas áreas específicas como os relógios e a porcelana da China.

Com um acervo de cerca de 2.000 obras expostas, incluem-se na colecção as mais díspares peças, desde a raridade das terracotas chinesas, do período Han (206 a.C.-220) às primeiras encomendas de porcelana vindas da China para a Europa com as Armas Reais de Portugal e de D. Manuel I.

A sofisticação e apuro técnico estão presentes nas peças de relojoaria francesa, inglesa e suíça, salientando-se o relógio inglês, de noite do século XVII, com iluminação interior por candeia de azeite, que pertenceu à rainha Catarina de Bragança, mulher de Carlos II de Inglaterra, um relógio monumental de mesa vienense em cristal de rocha, prata e lápis-lazúli, uma ampulheta, de Augsburg, datada de 1660 e assinada por Michael Schödelock, em âmbar e marfim, e ainda cerca de 25 relógios Breguet, uma das mais famosas casas relojoeiras do mundo.

 

Nesta sequência destacam-se ainda o mobiliário português e francês, as pinturas holandesas e flamengas dos séculos XVI e XVII, os retratos ingleses do século XIX, os adereços de joalharia, as baixelas de prata inglesa, a ourivesaria sacra e as tapeçarias flamengas e francesas dos séculos XVI, XVII e XVIII.

António de Medeiros e Almeida atingiu o auge da sua carreira profissional no pós-guerra, o que lhe permitiu adquirir nas mais afamadas casas leiloeiras europeias e antiquários e reunir uma invejável colecção de arte, tornando-se uma figura importante e reconhecida no mercado de arte europeu.

siga-nos no facebook
 
 
 

 

© 2017. Todos os direitos reservados