Exposição: Os loucos anos 20 em Lisboa

O Museu Medeiros e Almeida vai ceder para a exposição “Os loucos anos 20 em Lisboa”, 6 desenhos a carvão e aguarela, sobre papel, de Stuart de Carvalhais (1887-1961), datados de cerca 1927, que decoraram o stand da Morris de Medeiros e Almeida, na Rua da Escola Politécnica.

As obras que se encontram em reservas, serão mostradas fora da coleção pela primeira vez.

Local: Museu de Lisboa, Palácio Pimenta, Lisboa

Data: 22 abril – 11 dezembro 2022

Inauguração: 21 de abril | 18H
Entrada livre

“Passados 100 anos de uma pandemia histórica e de uma guerra mundial, o Museu de Lisboa revisita a década de 20 do século XX com a exposição «Os Loucos Anos 20 em Lisboa». Uma época de transformações de costumes e de mentalidades, um tempo de cosmopolitismo e de modernidade, de afirmação social e individual.

À escala portuguesa, Lisboa viveu os Loucos Anos 20 acompanhando, a uma certa distância, o sentimento de otimismo, prosperidade e celebração que caracterizou a vivência urbana nas principais capitais europeias, após o fim da I Guerra Mundial.

Apesar do conservadorismo, do atraso cultural e da constante instabilidade política e económica, Lisboa foi também palco para novidade, extravagância e transgressão, seguindo exemplos estrangeiros que chegavam através da imprensa, da rádio, da literatura e do cinema, e beneficiando dos progressos tecnológicos então verificados.

Comissariada por Cecília Vaz, Mário Nascimento e Paulo Almeida Fernandes, a exposição transporta-nos para a vivência urbana de modernidade da capital e evoca histórias pessoais de alguns protagonistas que enriquecem este imaginário. ”

in: página de internet do Museu de Lisboa