Exposição: Comptoirs du monde – Les feitorias portugaises, XVe-XVIIe siècles

No âmbito da programação cultural da Temporada Cruzada Portugal-França 2022, o Museu Medeiros e Almeida participa com a cedência de quatro peças do acervo para a exposição temporária “Comptoirs du monde – Les feitorias portugaises, XVe-XVIIe siècles”, uma iniciativa conjunta com o Centre des Monuments Nationaux – Domaine national du château d’Angers.

Para a exposição o Museu empresta duas porcelanas da China de inícios do século XVI e duas joias de finais do século XVII, inícios do século XVIII, peças que ilustram a passagem dos portugueses e as trocas comerciais com países longíquos como a China ou a Índia.

Local: Domaine national du Château d’Angers, Castelo de Angers, Angers, França

Data: 9 junho – 9 outuro 2022

Comissariado científico:

Jean-François Chougnet; Fernando António Batista Pereira

“Portugal está a realizar com França uma Temporada de eventos conjuntos e cruzados para aprofundar o relacionamento institucional e, sobretudo, para dinamizar as relações entre os dois países, em áreas-chave, perspetivando continuidade e desenvolvimento futuros.

A Temporada Portugal-França 2022 decorre simultaneamente nos dois países a partir de 12 de fevereiro de 2022. Através de mais de 200 eventos, a Temporada Portugal-França pretende destacar as numerosas colaborações entre artistas, investigadores, intelectuais, estudantes e empresários, entre as nossas cidades e regiões, entre as nossas instituições culturais, as nossas universidades, as nossas escolas e as nossas associações: iniciativas que ligam de forma profunda e sustentável os nossos territórios e contribuem para a construção europeia.” – https://temporadaportugalfranca.pt/

O Museu Medeiros e Almeida participa nesta iniciativa com a cedência de obras do acervo para duas exposições temporárias:

Castelo de Angers: “Comptoirs du monde – Les feitorias portugaises, XVe-XVIIe siècles”

Museu de Boulogne-sur-Mer: “Veloso Salgado De Lisbonne à Wissant, itinéraire d’un peintre portugais”