Exposição: The Name of the Game: entre o Oriente e o Ocidente (séculos XVI-XIX)

O Museu Medeiros e Almeida participa na exposição temporária:  The Name of the Game: entre o Oriente e o Ocidente (séculos XVI-XIX), com a cedência de três mesas de jogo, a célebre mesa de “quatro tampos”, exemplar português, em pau santo e embutidos de marfim, de meados do século XVIII que apresenta quatro tampos diferentes e um par de mesas triangulares, destinadas ao jogo de l’hombre, de produção holandesa (séc. XIX).

Local: Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Data: 14 junho – 11 setembro 2022

“Com base numa das maiores coleções privadas do mundo de tabuleiros de jogos, esta exposição abordará a migração e troca de jogos entre Oriente e Ocidente, debruçando-se sobre este tipo de produção asiática para o mercado europeu, levada a cabo a partir do século XVI até meados do século XIX, bem como acerca da presença de jogos ocidentais na Ásia.

Deste modo, “Jogos Cruzados. Viagens entre Oriente e Ocidente” será uma oportunidade única para compreender como os jogos passaram a constituir um espelho da História Mundial, mas, também, um reflexo das relações estabelecidas entre a Europa e o Oriente a partir de quinhentos.”

Comissariado científico:
Ulrich Schädler / Thomas Thomsen