Secretária – sofa-table estilo regência

Secretária – sofa-table estilo regência

John Mclean and Son (?)

Inglaterra – c. 1810 (?)

Madeira de carvalho (?), pau-santo, bronze e couro

 

 

Secretária à grega de forma rectangular, folheada a madeira de pau-santo, com tampo coberto por couro gravado a ouro. Remate metálico em gradinha em três faces. Cintura com quatro gavetas, duas das quais fingidas, com filetes metálicos e puxadores de argola com espelho em forma de cabeça de leão, em bronze dourado. Cantos decorados / protegidos por “tremidos” em bronze.  Assenta em duas pernas em forma de lira com fios metálicos, das quais saem as pernas terminadas em rodízios, que lhe permitiam ser deslocada e assumir funções diversificadas.

 

Designada por sofa-table este tipo de mesa podia ser colocado como apoio atrás de um sofá (daí o seu nome) ou ainda, como neste caso, ser também usada como secretária. Muito populares no início do século XIX, coincidem com o período regência de Jorge III (1811-1820), em que o gosto pela austeridade das linhas de influência clássica é reinterpretado de forma excessivamente ornamentada com motivos clássicos, egípcios, orientais. Neste caso, o carácter da designação à grega, advém das pernas em forma de lira.

 

Entre os marceneiros da época que realizaram este tipo de trabalho, sobressai a firma de John Mclean (1770-1825) a cujo estilo esta mesa pode ser afiliado. Com loja aberta em Londres, em Little Newport St. desde 1770 e em Upper Marylebone St. a partir de 1790 até 1825, ano do encerramento da empresa, Mclean and Son destacou-se pelos móveis de gosto de linhas clássicas. Distintivo do seu trabalho é a decoração a bronze, em particular, o uso do motivo de “tremidos”, que aqui vemos a decorar e proteger os cantos, como sucedia no mobiliário francês de final do século XVIII e transposto para o mobiliário inglês desta maneira. Usou ainda os folheados em pau-santo sobre estrutura de carvalho, como neste caso.

 

Conhecendo-se poucos móveis marcados (por etiquetas da oficina) por Mclean, apenas é possível atribuir-lhe a autoria de diversas peças por aproximação formal e estética, existindo outras mesas muito semelhantes a esta, que lhe são atribuídas ou então designadas à maneira de. Todas as características atrás referidas levam-nos a aventar a possibilidade de poder atribuir a autoria desta mesa à oficina de John Mclean and Son.

 

 

Cristina Carvalho

Casa-Museu Medeiros e Almeida

 

Material

Madeira de carvalho (?), pau-santo, bronze e couro

Medidas

Autor

John Mclean and Son (?)

Data

C.1810 (?)

Local

Inglaterra

Category
Mobiliário Inglês